“Sua Voz” e a mediunidade inspirativa de Pietro Ubaldi

Autores

  • Alexsandro Melo Medeiros UFA

Resumo

Pietro Ubaldi foi um filósofo italiano, místico e cristão. Embora sua obra não possa ser considerada como uma obra espírita, foi no espiritismo aqui no Brasil que ela encontrou uma grande aceitação e as razões são fáceis de entender, devido à grande similaridade de ideias: evolução, reencarnação, imortalidade da alma, possibilidade de comunicação com seres invisíveis. Digno de nota é o seu encontro em 1951 com o grande médium brasileiro, Chico Xavier, quando ambos receberam, simultaneamente, uma escrita mediúnica: a de Chico assinada por Francisco de Assis e a de Ubaldi assinada por “Sua Voz”. A obra “As Noúres”, do filósofo italiano, é destinada a explicar sua técnica de recepção do que ele chama de correntes de pensamento (daí o neologismo, “noúres”, do grego nous = pensamento, inteligência; e rhéo = correr, fluir) e assim podemos entender melhor quem é “Sua Voz” e como Ubaldi escreveu a sua primeira grande obra, “A Grande Síntese”. Esta comunicação tem como objetivo, portanto, analisar o que o filósofo italiano chama de mediunidade inspirativa que, como ele mesmo afirma, foi a técnica utilizada por ele para escrever “A Grande Síntese”. Eis como Ubaldi se refere a sua mediunidade: “Falarei, neste volume, de um tipo de mediunidade intelectual ainda mais elevado, uma mediunidade inspirativa consciente [...] em que o sujeito receptor conhece a fonte, analisa-lhe os pensamentos, com ela sintoniza e a ela se assemelha, buscando-a pelos caminhos da afinidade”.

Palavras-chave: Mediunidade, Intuição, Inspiração, Noúres.

Biografia do Autor

Alexsandro Melo Medeiros, UFA

Doutor em Sociedade e Cultura da Amazônia pela UFAM. Mestre em Filosofia pela UFPE. Professor Adjunto da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Referências

AMARAL, José. Pietro Ubaldi: O Missionário. Campos dos Goytacazes-RJ: Fraternidade Francisco de Assis. Instituto Pietro Ubaldi, 2020.

KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos: filosofia espiritualista. Tradução Guillon Ribeiro. 93. ed. Brasília: FEB, 2013a.

KARDEC, Allan. O Livro dos Médiuns ou Guia dos Médiuns, e dos Evocadores: Espiritismo Experimental. Tradução Guillon Ribeiro. 81. ed. Brasília: FEB, 2013b.

SILVA, Manuel Emygidio da. O Gênio de Ubaldi e a Evolução da Humanidade: colóquios e correspondências. Brasília-DF: Ontoletras, 2015.

UBALDI, Pietro. A Grande Síntese: Síntese e Solução dos Problemas da Ciência e do Espírito. Tradução de Carlos Torres Pastorino e Paulo Vieira da Silva. 24. ed. Campos dos Goytacazes-RJ: Instituto Pietro Ubaldi, 2017.

UBALDI, Pietro. As Noúres: Técnica e Recepção das Correntes de Pensamento. Tradução de Clóvis Tavares. 5. ed. Campos dos Goytacazes-RJ: Fraternidade Francisco de Assis, 2001.

UBALDI, Pietro. Fragmentos de Pensamento e de Paixão. Tradução de Rinaldi Rondino e Clóvis Tavares. 4. ed. Rio de Janeiro: Fundação Pietro Ubaldi, 1987.

UBALDI, Pietro. Grandes Mensagens. Tradução de Clóvis Tavares. Brasília: Instituto Pietro Ubaldi, 2012.

Downloads

Publicado

2024-06-05

Como Citar

Alexsandro Melo Medeiros. (2024). “Sua Voz” e a mediunidade inspirativa de Pietro Ubaldi . Anais Dos Simpósios Da ABHR, 18. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/2337

Edição

Seção

2022 | ST 09 – Espiritismo no Brasil e no Mundo: religião, ciência, política e cultura