Educação e tradição bantu:

Paradigmas teóricos para a formação de educadores/as

Autores

  • Ivan Costa Lima Unilab
  • Francisco Danierbes Sousa Santos

Resumo

A pesquisa, em andamento, objetiva produzir conhecimentos sistematizados sobre as origens do que tem se denominado sobre cultura negra no Brasil. O foco situa-se na compreensão da tradição bantu, em seus aspectos linguísticos, étnicos, culturais, filosóficos e religiosos. Estes povos foram a presença negra predominante nos primeiros séculos do escravismo criminoso, influenciando a língua portuguesa e as diferenças manifestações culturais negras na sociedade brasileira. A problemática a ser discutira se refere ao desconhecimento e a distorção, por parte da sociedade e da educação em especial, da importância dos povos bantu no repertório cultural negro-africana como parte de uma filosofia coletiva rica e abrangente desde o continente africano. Assim, metodologicamente utiliza-se da pesquisa bibliográfica para constituir um acervo de estudos e pesquisa sobre a tradição bantu, bem como do estudo de caso caracterizando um fenômeno pouco conhecido iluminando a compreensão dos educadores/as sobre conceitos e bases filosóficas sobre os bantu que leva a construção do chamado candomblé de Angola no Brasil. Pretende-se com o estudo dar novos significados a cultura negra no Brasil, ampliando a experiência educativa em torno das manifestações de cultura negra de tradição bantu no rompimento de uma racionalidade ocidental ainda presente em nossa formação social.

Palavras-chave: Religião afrobrasileira, Tradição bantu, Formação de educadores/as, Filosofia africana, Identidade negro-africana.

Biografia do Autor

Ivan Costa Lima, Unilab

Professor doutor em Educação, curso de Pedagogia e Bacharelado em Humanidades (BHU) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – Unilab, Ceará.

Francisco Danierbes Sousa Santos

Estudante do curso de Pedagogia, bolsista Pibic/Unilab/CNPq. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – Unilab – Ceará.

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Publicado

2024-06-05

Como Citar

Costa Lima, I., & Danierbes Sousa Santos, F. (2024). Educação e tradição bantu: : Paradigmas teóricos para a formação de educadores/as. Anais Dos Simpósios Da ABHR, 18. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/2336

Edição

Seção

2022 | ST 08 – Religiões africanas e afrodiaspóricas: sincretismos, ressignificações e resistências