Educação e tradição bantu:
Paradigmas teóricos para a formação de educadores/as
Resumo
A pesquisa, em andamento, objetiva produzir conhecimentos sistematizados sobre as origens do que tem se denominado sobre cultura negra no Brasil. O foco situa-se na compreensão da tradição bantu, em seus aspectos linguísticos, étnicos, culturais, filosóficos e religiosos. Estes povos foram a presença negra predominante nos primeiros séculos do escravismo criminoso, influenciando a língua portuguesa e as diferenças manifestações culturais negras na sociedade brasileira. A problemática a ser discutira se refere ao desconhecimento e a distorção, por parte da sociedade e da educação em especial, da importância dos povos bantu no repertório cultural negro-africana como parte de uma filosofia coletiva rica e abrangente desde o continente africano. Assim, metodologicamente utiliza-se da pesquisa bibliográfica para constituir um acervo de estudos e pesquisa sobre a tradição bantu, bem como do estudo de caso caracterizando um fenômeno pouco conhecido iluminando a compreensão dos educadores/as sobre conceitos e bases filosóficas sobre os bantu que leva a construção do chamado candomblé de Angola no Brasil. Pretende-se com o estudo dar novos significados a cultura negra no Brasil, ampliando a experiência educativa em torno das manifestações de cultura negra de tradição bantu no rompimento de uma racionalidade ocidental ainda presente em nossa formação social.
Palavras-chave: Religião afrobrasileira, Tradição bantu, Formação de educadores/as, Filosofia africana, Identidade negro-africana.
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