Círios comparados:

Uma análise estruturalista dos Círios de Nossa Senhora de Nazaré da cidade de Belém e da comunidade ribeirinha do Rio Caripetuba

Autores

  • Carlos Sérgio de Brito Moreira Júnior UFPA
  • Gabriel Rodrigues Barbosa UFPA

Resumo

O Círio é um evento religioso, celebrado principalmente, mas não exclusivamente por católicos. O mais conhecido dos Círios é o Círio de Nazaré, de Belém do Pará, que reúne milhões de pessoas todos os anos. Entretanto, ele não é o único. Em nossa apresentação nos detemos a realizar uma análise comparativa e antropológica dos Círios de Belém e da comunidade ribeirinha do Rio Caripetuba, localizada no município de Abaetetuba, estado do Pará, que possui sua própria versão do Rito. Tal análise tem como objetivo entender o processo de transformação dos Ritos, inspirados pelas análises que uma vez Lévi-Strauss fez com os Mitos. Especialmente relevante para essa apresentação, é o Finale de O Homem Nu (2011). Nele, Lévi-Strauss faz longos comentários de como deveriam ser feitas as análises de estrutura dos Ritos, assim como ele fez as dos Mitos. Em resumo, ele aponta que um erro comum em fazer análise de Ritos é olhar para os significados, ou para o que é dito, pois ao prestarmos atenção nestes detalhes, estaremos observando apenas a Mitologia Implícita ao Ritual. Para Lévi-Strauss o Rito seria composto de palavras proferidas, gestos realizados e objetos manipulados. A análise foi feita através de unidades analíticas semelhantes a mitemas, baseadas nos conceitos de Fracionamento e Repetição. Entre as diversas transformações, destacamos aquelas relacionadas à ‘fluvialidade’ mais proeminente no Círio do Rio Caripetuba.

Palavras-chave: Rito, Círio, Rio Caripetuba.

Biografia do Autor

Carlos Sérgio de Brito Moreira Júnior, UFPA

Mestrando em Antropologia pela Universidade Federal do Pará.

Gabriel Rodrigues Barbosa, UFPA

Mestrando em Antropologia pela Universidade Federal do Pará.

Referências

COREA, Silvia. A Serviço da Santa: Uma Etnografia dos Guardas de Nossa Senhora de Nazaré. 2016. 138 p. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Belém.

GONÇALVES, Osmana Dias; RODRIGUES, Jondison Cardoso; SOBREIRO FILHO, José. Marés das rebeldias em Abaetetuba: dos rios da existência à resistência dos territórios na Amazônia paraense, baixo Tocantins. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 15, n. 1, p. 80-103, 2019.

GONÇALVES, Silvia Letícia Lobato. A festa de Nossa Senhora de Nazaré no Rio Caripetuba: uma análise das mudanças e permanências. 2021. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Pará, Abaetetuba.

LÉVI-STRAUSS, Claude. O Homem Nu: Mitológicas 4. Capítulo – Finale. Cosac & Naify, 2011, 603-670.

MURRIETA, Rui. Dialética do sabor: alimentação, ecologia e vida cotidiana em comunidades ribeirinhas da Ilha de Ituqui, Baixo Amazonas, Pará. Revista De Antropologia, São Paulo, v. 44, nº 2, p. 41-88, 2001.

PIPERATA, Barbara. Forty days and forty nights: A biocultural perspective on postpartum practices in the Amazon. Social Science & Medicine, Columbus, nº 67, p. 1094-1103, 2008.

RODRIGUES, Jondison C. O Estado a contrapelo: lógica, estratégias e efeitos de complexos portuários no oeste do Pará. 2018. 383 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Socioambiental) – Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Belém.

Downloads

Publicado

2024-06-05

Como Citar

de Brito Moreira Júnior, C. S., & Rodrigues Barbosa, G. (2024). Círios comparados:: Uma análise estruturalista dos Círios de Nossa Senhora de Nazaré da cidade de Belém e da comunidade ribeirinha do Rio Caripetuba. Anais Dos Simpósios Da ABHR, 18. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/2335

Edição

Seção

2022 | ST 07 – Religião e Interculturalidade: o Cristianismo em perspectiva