O Ensino Religioso como um lócus de combate à intolerância religiosa

Autores

  • Manoel Vitor Barbosa Neto SEDUC-AM

Resumo

O objetivo desta comunicação é sugerir o Ensino Religioso como um lugar de combate à intolerância religiosa. A referida disciplina não deve ser compreendida apenas como uma espécie de “museu das religiões” em que elas são expostas ao público a partir de seus elementos constitutivos (crenças, narrativas, rituais, simbolismos, etc.), é necessário também abordar as religiões em suas ações concretas no seio da sociedade, incluindo as relacionadas a conflitos e tensões que tem nelas a sua motivação. A intolerância religiosa é um problema externo e interno a escola, ou seja, o espaço privilegiado de educação pode inclusive ser um palco, e seus agentes, os protagonistas, o que reforça ainda mais a função do Ensino Religioso como agente de combate. A partir da metodologia bibliográfica, este trabalho apresentará dados referentes a ações de intolerância religiosa em contexto brasileiro, bem como indicará uma perspectiva para compreender o papel do Ensino Religioso frente à intolerância religiosa.

Palavras-chave: Ensino Religioso, Intolerância Religiosa, Laicidade de Inteligência.

Biografia do Autor

Manoel Vitor Barbosa Neto, SEDUC-AM

Mestre em Ciências da Religião (UEPA). Professor de Ensino Religioso na Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (SEDUC-AM).

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Publicado

2024-06-05

Como Citar

Barbosa Neto, M. V. (2024). O Ensino Religioso como um lócus de combate à intolerância religiosa . Anais Dos Simpósios Da ABHR, 18. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/2327

Edição

Seção

2022 | ST 01 – Ensino Religioso, Didática e Diversidade