O Ensino Religioso como um lócus de combate à intolerância religiosa
Resumo
O objetivo desta comunicação é sugerir o Ensino Religioso como um lugar de combate à intolerância religiosa. A referida disciplina não deve ser compreendida apenas como uma espécie de “museu das religiões” em que elas são expostas ao público a partir de seus elementos constitutivos (crenças, narrativas, rituais, simbolismos, etc.), é necessário também abordar as religiões em suas ações concretas no seio da sociedade, incluindo as relacionadas a conflitos e tensões que tem nelas a sua motivação. A intolerância religiosa é um problema externo e interno a escola, ou seja, o espaço privilegiado de educação pode inclusive ser um palco, e seus agentes, os protagonistas, o que reforça ainda mais a função do Ensino Religioso como agente de combate. A partir da metodologia bibliográfica, este trabalho apresentará dados referentes a ações de intolerância religiosa em contexto brasileiro, bem como indicará uma perspectiva para compreender o papel do Ensino Religioso frente à intolerância religiosa.
Palavras-chave: Ensino Religioso, Intolerância Religiosa, Laicidade de Inteligência.
Referências
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