Da Formação de Valores:

As fronteiras da alteridade na BNCC do Ensino Religioso

Autores

  • César Azevedo Carneiro PUC Minas
  • Ubiratan Nunes Moreira PUC Minas

Resumo

A formação de valores é crucial para o componente curricular do Ensino Religioso tendo em vista uma preocupação efetiva na formação docente. Desde os anos de 1990 há na formação e na experiência de professores essa temática dinamizando a construção e reconstrução do ethos. A relação eu/outro se configura no campo da ética abrindo possibilidades para o binômio alteridade/diversidade. Essa comunicação tem por objetivo discutir o itinerário da alteridade no Ensino Religioso e seus desdobramentos na BNCC. O caminho escolhido é o histórico dialético numa abordagem benjaminiana , na qual o presente indaga o passado. Para tal apresentar-se-á uma análise da BNCC do Ensino Religioso contemplando a alteridade e sua fronteira com as diversidades : afro brasileira, islâmica, indígena. O resultado parcial são duas pesquisas de doutorado em andamento sobre o Ensino Religioso e a obra : Educação em fronteiras o Ensino Religioso na formação de valores, publicada em 2022 em formato de Ebook .

Palavras-chave: Valores religiosos , diversidade, educação.

Biografia do Autor

César Azevedo Carneiro, PUC Minas

Doutorando em Educação pela PUC Minas.

Ubiratan Nunes Moreira, PUC Minas

Doutorando em Educação e Mestre em Ciências da Religião pela PUC Minas. Supervisor Pedagógico na Prefeitura Municipal de Santa Luzia/MG.  

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília.DF: 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf . Acesso em: 5 de abr. de 2021.

FERREIRA, Amauri Carlos; MATTOS, Sonia Missagia (Orgs). Educação em fronteiras: o Ensino Religioso na formação de valores. Belo Horizonte: Ed. PUC Minas, 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 67ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.

GRUEN, Wolfgang. O “Ensino Religioso” na escola. Petrópolis: Vozes, 1994.

MAGNANI, José Guilherme Cantor. Festa no pedaço: cultura popular e lazer na cidade. São Paulo: Brasiliense, 1984.

MARIANO, Ana Carolina Kerr Neppel; FARIA, Thiago Hot Pereira de. MOREIRA, Ubiratan Nunes. Alteridade: perspectivas filosóficas de Lévinas para a Educação. In.: FERREIRA, Amauri Carlos; MATTOS, Sônia Missagia de (Orgs.). Educação em fronteiras: Ensino Religioso e formação de valores. Belo Horizonte: Editora Puc Minas, 2022, p. 84 – 103).

PASSOS, Décio. Ensino Religioso: construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas, 2007.

SANTOS, Boaventura de Sousa. O fim do império cognitivo: afirmações das epistemologias do sul. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

Downloads

Publicado

2024-06-05

Como Citar

Azevedo Carneiro, C., & Nunes Moreira, U. (2024). Da Formação de Valores:: As fronteiras da alteridade na BNCC do Ensino Religioso. Anais Dos Simpósios Da ABHR, 18. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/2326

Edição

Seção

2022 | ST 01 – Ensino Religioso, Didática e Diversidade