Religiosidade Oriental e Artes Marciais: um estudo de caso dos praticantes de Jeet Kune Do

Autores

  • Matheus Oliva da Costa Unimontes

Resumo

Recentemente as artes marciais do extremo oriente transmigraram para diversas partes do mundo, chegando também ao Brasil. Entendemos que as artes marciais transmitem aos seus praticantes uma visão de mundo e um ethos (Geertz) próprios das culturas do extremo oriente, assim como os símbolos religiosos presentes no imaginário (Durand) dessas culturas. Neste trabalho realizamos um estudo de caso em um grupo de praticantes de Jeet Kune Do (JKD), arte marcial criada entre os anos sessenta e setenta do século XX pelo famoso ator e artista marcial Bruce Lee. Temos como objetivo investigar como se dá a incorporação de elementos religiosos de natureza oriental em praticantes de JKD na cidade de Montes Claros – MG.

Biografia do Autor

Matheus Oliva da Costa, Unimontes

Cursando Licenciatura Plena em Ciências da Religião na Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. Iniciação Científica Voluntária (ICV) de fevereiro de 2010 à fevereiro de 2011, com o tema "Incorporação de Elementos Religiosos de Natureza Oriental em Praticantes de Artes Marcias na cidade de Montes Claros - MG" pela Unimontes. Iniciação Ciêntifica em andamento com o tema "RELIGIÃO E SUAS EXPRESSÕES SIMBÓLICAS: PRÁTICAS TAOÍSTAS EM MONTES CLAROS TAI CHI CHUAN E CHI KUNG" pelo Programa de Educação Tutorial (PET) da Capes, com início em dezembro de 2010. Experiência com organização de eventos ciêntificos.

Downloads

Publicado

2011-05-29

Como Citar

Costa, M. O. da. (2011). Religiosidade Oriental e Artes Marciais: um estudo de caso dos praticantes de Jeet Kune Do. Anais Dos Simpósios Da ABHR, 12(1). Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/224

Edição

Seção

2011 GT 14: Religiões orientais: entre a “invenção” e o “real” - Coord. Arilson Silva de Oliveira