O Sagrado Evanescente: Análise da Religiosidade Nikkei por Intermédio de Sepulturas no Cemitério de Assaí (1932 – 1950)

Autores

  • Richard Gonçalves André Universidade Estadual de Maringá

Resumo

Este texto analisa as representações e práticas mortuárias entre japoneses e descendentes em Assaí (PR) entre 1932 e 1950, tendo como fontes sepulturas existentes no cemitério do município. Questionando a lacuna historiográfica segundo a qual não teria havido religiosidade nikkei no Brasil do período, sugere-se ela foi desenvolvida por meio de canais não-institucionais, como as práticas religiosas cemiteriais. Houve não apenas a reconstrução da religiosidade pré-migratória no Brasil, como também um processo muito particular de conversão e mesmo a apropriação de elementos do repertório religioso brasileiro em sepulcros ligados à religiosidade nipônica. O fenômeno, além de ligar-se à dinâmica das religiões japonesas, conecta-se à história social dos nikkeis, dada sua constante negociação de identidade num país marcado pelos discursos e práticas antinipônicos.

Biografia do Autor

Richard Gonçalves André, Universidade Estadual de Maringá

Richard Gonçalves André é doutor em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e docente pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Desenvolve pesquisas em torno de fontes imagéticas, especialmente fotográficas, bem como de artefatos da cultura material, como sepulturas. No mestrado, abordou as representações de natureza inscritas em fotografias produzidas em Londrina (PR) por colonos durante as décadas de 1930 e 1940. No doutorado, analisou as representações e práticas mortuárias entre imigrantes japoneses e descendentes no Brasil, enfatizando a religiosidade presente nos túmulos pertencentes ao grupo étnico. Atualmente, por intermédio de pesquisas institucionais, aborda as interfaces entre a fotografia e os ritos mortuários na cultura japonesa.

Downloads

Publicado

2011-05-25

Como Citar

André, R. G. (2011). O Sagrado Evanescente: Análise da Religiosidade Nikkei por Intermédio de Sepulturas no Cemitério de Assaí (1932 – 1950). Anais Dos Simpósios Da ABHR, 12(1). Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/172

Edição

Seção

2011 GT 14: Religiões orientais: entre a “invenção” e o “real” - Coord. Arilson Silva de Oliveira