Religião, Espaço Público, Sociabilidade e Desempenho Educacional: apontamentos teóricos para a compreensão de um estudo de caso
Resumo
O presente artigo objetiva averiguar se a tese de Peter Beyer, de que a religião influencia no espaço público por meio de seus fiéis, se confirma, especialmente no caso de sua influência no comportamento e no rendimento escolar dos fiéis. Este trabalho tem como objeto de estudo duas escolas e seus alunos do 2º ciclo do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Constatamos que a religiosidade exerce influências sobre o ambiente escolar e sobre os alunos; religiosos tendem à apresentar melhores rendimentos escolar. Frente a tais constatações, buscamos resposta na literatura especializada a qual nos indica que as religiões brasileiras têm se adequado a modernidade, o que a faz deixar de ser uma inimiga aberta da ciência e não perder seu espaço, como aponta os teóricos da secularização.
Palavras-chave: Religiosidade; Rendimento escolar; Socialização; Influência religiosa; Apontamentos teóricos.