Religião, Espaço Público, Sociabilidade e Desempenho Educacional: apontamentos teóricos para a compreensão de um estudo de caso

Autores

  • Cassiane da C. Ramos Marchiori Universidade Federal do Espírito Santo
  • Cristiano das Neves Bodart

Resumo

O presente artigo objetiva averiguar se a tese de Peter Beyer, de que a religião influencia no espaço público por meio de seus fiéis, se confirma, especialmente no caso de sua influência no comportamento e no rendimento escolar dos fiéis. Este trabalho tem como objeto de estudo duas escolas e seus alunos do 2º ciclo do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Constatamos que a religiosidade exerce influências sobre o ambiente escolar e sobre os alunos; religiosos tendem à apresentar melhores rendimentos escolar. Frente a tais constatações, buscamos resposta na literatura especializada a qual nos indica que as religiões brasileiras têm se adequado a modernidade, o que a faz deixar de ser uma inimiga aberta da ciência e não perder seu espaço, como aponta os teóricos da secularização.

 

Palavras-chave: Religiosidade; Rendimento escolar; Socialização; Influência religiosa; Apontamentos teóricos.

Biografia do Autor

Cassiane da C. Ramos Marchiori, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciada em História, Mestranda em História das Relações Relações Sociais/UFES

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Publicado

2011-05-25

Como Citar

Marchiori, C. da C. R., & Bodart, C. das N. (2011). Religião, Espaço Público, Sociabilidade e Desempenho Educacional: apontamentos teóricos para a compreensão de um estudo de caso. Anais Dos Simpósios Da ABHR, 12(1). Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/162

Edição

Seção

2011 GT 10: Religião e ciência: tensão, diálogo e experimentações - Coord. Leila Marrach Basto de Albuquerque