Vida em santidade: modos de ser santo em uma comunidade messiânico-milenarista do sertão baiano (Pau de Colher, 1934-1938)

Autores

  • Filipe Pinto Monteiro Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

A proposta é analisar o fenômeno da honraria santoral na comunidade messiânico-milenarista de Pau de Colher (Casa Nova, sertão da Bahia, 1934-1938). A partir de um recorte histórico-cultural e teológico, a investigação será encaminhada no sentido de esclarecer a atuação de uma liderança religiosa, popular e carismática atada a modelos de santidade gestados durante o medievo no ocidente cristão e transmigrados para o Novo Mundo. O movimento de Pau de Colher, através da pregação de seus líderes, instituiu um diálogo com uma tradição que remonta às origens do cristianismo; fez crer na ressurreição de personagens como São José, Santa Maria e São Moisés -, figuras privilegiadas nesse estudo -; e re-atualizou credos e valores transmitidos pelas mãos de missionários itinerantes e de beatos errantes durante história do Brasil, revelando um intenso hibridismo entre catolicismo popular e eclesiástico.

Downloads

Publicado

2011-05-25

Como Citar

Monteiro, F. P. (2011). Vida em santidade: modos de ser santo em uma comunidade messiânico-milenarista do sertão baiano (Pau de Colher, 1934-1938). Anais Dos Simpósios Da ABHR, 12(1). Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/144

Edição

Seção

2011 GT 16: As devoções aos santos: práticas religiosas e estratégias de pesquisa - Coords. Irene Silva e Raquel Lima