Robson Pinheiro: um modelo de espiritismo pós-moderno

Autores

  • Silas Rocha Lima Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo

O espiritismo, pelo seu caráter polissêmico, apresenta-se aberto a múltiplas interpretações, permitindo que, na composição do movimento espírita brasileiro, haja linhas de pensamento dotadas de uma ótica própria sobre como se deve vivenciar os seus postulados. Dentro deste campo multifacetado, pretendo, neste estudo, analisar a atuação de Robson Pinheiro, médium que exerce suas atividades na região Metropolitana de Belo Horizonte. Sua produção psicografada tem, em seu discurso, a prática de uma “espiritualidade independente”, que combina elementos cosmogônicos diferentes, adequando-os à lógica do homo religioso contemporâneo desenvolvendo, assim, um modelo de espiritismo pós-moderno. 

Biografia do Autor

Silas Rocha Lima, Universidade Federal de Juiz de Fora

Bacharel em Direito UFJF, Licenciando e Mestrando em Ciência da Religião –UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) / Bolsista da CAPES. Orientando pelo Prof. Dr. Emerson José Sena da Silveira na dissertação: Continuidades e rupturas na concepção do espiritismo na vida e obra do médium Robson Pinheiro Santos.

Downloads

Publicado

2016-10-07

Como Citar

Lima, S. R. (2016). Robson Pinheiro: um modelo de espiritismo pós-moderno. Anais Dos Simpósios Da ABHR, (2). Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/1405

Edição

Seção

GT 25 - Visões sobre o Kardecismo brasileiro