Do caos aos cosmos: o sagrado de transgressão no baile tango

Autores

  • Cristina Felippe e Silva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Resumo

A presente pesquisa busca analisar o corpo e a sexualidade dentro de um baile de tango tomado como festa, a partir do conceito de sagrado de transgressão, de Roger Caillois, no qual o indivíduo rompe com as inquietações cotidianas e é transformado por forças que o ultrapassam, no “tempo das emoções intensas e da metamorfose do ser”.O estudo em andamento reflete também se toda festa, mesmo laica, como afirma Emile Durkheim, tem certos caracteres de cerimônia religiosa, suscitando um estado de efervescência e delírio

Biografia do Autor

Cristina Felippe e Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Mestranda em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, jornalista, com pós graduação Lato Sensu em Jornalismo Científico pela Unicamp. Participante do Núcleo de Pesquisa Religião e Sociedade e da revista eletrônica www.pucsp.br/revistanures ISSN1981156X.Orientadora: Eliane Hojaij Gouveia, professora doutora de Antropologia e do Programa de Estudos Pós- graduados em  Ciências Sociais da PUC-São Paulo.

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Publicado

2016-10-07

Como Citar

e Silva, C. F. (2016). Do caos aos cosmos: o sagrado de transgressão no baile tango. Anais Dos Simpósios Da ABHR, (2). Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/1391