O cabelo: raízes do empoderamento de crianças negras na construção de identidades de gênero no contexto escolar
Resumo
O trabalho, parte integrante do produto[1] a ser apresentando, para fins de conclusão no Curso de Mestrado Profissional em Ensino da Educação Básica consiste num relato de experiências iniciado em uma turma de 3º ano do ciclo de alfabetização (com enorme distorção série/idade), no ano de 2014, tendo sua continuidade com parte desse grupo, os que foram promovidos para o 4º ano de escolaridade, no CIEP B. M 227 Procópio Ferreira, situado em Nova Campinas, bairro do Terceiro Distrito (Imbariê) de Duque de Caxias, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Região bastante empobrecida marcada por altos índices de exclusão social e violência, para a qual se observa a ausência de políticas públicas mais eficazes. Acentuadas pela chegada de famílias inteiras vindas de comunidades e regiões, consideradas estratégicas da cidade do Rio de Janeiro, marcadas, também pelo alto índice de violência, pelo tráfico de drogas e a instalação das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadoras) que contribuem para o êxodo desse grande contingente humano. Lá se vão corpos, memórias, histórias de vida raízes identitárias que buscarão em outro lugar, espaços de novas convivências e novas comuns uniões (comunhões).
[1] Nesse caso, um Projeto de transformação.