O cabelo: raízes do empoderamento de crianças negras na construção de identidades de gênero no contexto escolar

Autores

  • Célia Regina Cristo de Oliveira Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Resumo

O trabalho, parte integrante do produto[1] a ser apresentando, para fins de conclusão no Curso de Mestrado Profissional em Ensino da Educação Básica consiste num relato de experiências iniciado em uma turma de 3º ano do ciclo de alfabetização (com enorme distorção série/idade), no ano de 2014, tendo sua continuidade com parte desse grupo, os que foram promovidos para o 4º ano de escolaridade, no CIEP B. M 227 Procópio Ferreira, situado em Nova Campinas, bairro do Terceiro Distrito (Imbariê) de Duque de Caxias, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Região bastante empobrecida marcada por altos índices de exclusão social e violência, para a qual se observa a ausência de políticas públicas mais eficazes. Acentuadas pela chegada de famílias inteiras vindas de comunidades e regiões, consideradas estratégicas da cidade do Rio de Janeiro, marcadas, também pelo alto índice de violência, pelo tráfico de drogas e a instalação das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadoras) que contribuem para o êxodo desse grande contingente humano. Lá se vão corpos, memórias, histórias de vida raízes identitárias que buscarão em outro lugar, espaços de novas convivências e novas comuns uniões (comunhões).

 


[1] Nesse caso, um Projeto de transformação.

Biografia do Autor

Célia Regina Cristo de Oliveira, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Ensino da Educação Básica– Curso de Mestrado Profissional-PPGEB/CAp-UERJ, professora dos anos iniciais. Professora SME/Duque de Caxias/RJ, Grupo de Pesquisa Laboratório do Ensino de História/UERJ (LEH-CAp) Linha de pesquisa Espaços Educativos e Desigualdades.

Downloads

Publicado

2016-10-07

Como Citar

de Oliveira, C. R. C. (2016). O cabelo: raízes do empoderamento de crianças negras na construção de identidades de gênero no contexto escolar. Anais Dos Simpósios Da ABHR, (2). Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/1367

Edição

Seção

GT 13 - Mulheres negras: opressão e resistência