Divina imagem: a Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis, Goiás no documentário do Iphan

Autores

  • Ronyperteson Morais Miranda Universidade Estadual de Goiás

Resumo

O presente artigo visa analisar o documentário feito sobre a Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis, Estado de Goiás, durante o processo de registro da mesma como Patrimônio Imaterial Cultural pelo Iphan. É abarcada, respectivamente, neste trabalho uma breve abordagem histórica sobre a Festa, a Cidade e como ambas se apresentam na atualidade. É salutar informar que, o presente artigo é um recorte de uma pesquisa maior desenvolvida para dissertação de Mestrado vinculado ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Sociais e Humanidades da Universidade Estadual de Goiás, intitulada: “’Mas e se essa Festa se acabar? Ai meu Deus o que será de mim?’: as tradições da Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis – GO em registros documentários”.

 

Biografia do Autor

Ronyperteson Morais Miranda, Universidade Estadual de Goiás

Mestrando no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Sociais e Humanidades: Território e Expressões Culturais no Cerrado – TECCER, da Universidade Estadual de Goiás – UEG. Bolsista UEG. A pesquisa contempla as produções científicas do Projeto de Pesquisa de Artes Saberes nas Manifestações Católicas Populares, financiado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás – Fapeg, 05/2015. Integra, ainda, as pesquisas para o segundo capítulo intitulado: “A espetacularização do tradicional: Cavalhadas e Festa do Divino na Televisão”, capítulo este da dissertação ainda em desenvolvimento no citado Programa de Pós-Graduação.

Downloads

Publicado

2016-10-07

Como Citar

Miranda, R. M. (2016). Divina imagem: a Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis, Goiás no documentário do Iphan. Anais Dos Simpósios Da ABHR, (2). Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/1360

Edição

Seção

GT 12 - Marketing, espetáculo e ciberespaço: entre diversidades e (in)tolerâncias