A sociedade do espetáculo e a ética do neopentecostalismo

Autores

  • Leandro Ortunes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Resumo

Com a consolidação da economia de mercado e da ênfase no consumo, a sociedade sofreu diversas transformações em sua forma de se organizar e de se relacionar com os diversos atores que permeiam a vida humana. Dentre um destes aspectos, o autor francês Guy Debord destaca sobre a espetacularização da sociedade, em seu livro a Sociedade do Espetáculo.  Diante deste fenômeno, este trabalho tem como objetivo reler a obra de Guy Debord aplicada aos fenômenos religiosos recentes, principalmente o neopentecostalismo, e demonstrar a relação entre espetáculo, marketing e religião, sendo estes motivadores de um novo modo de vida que enfatiza o a lógica do trabalho e do consumo. Um apelo que vai de encontro ao anseio de parte da sociedade brasileira desemparada da presença do Estado com suas políticas públicas. 

Biografia do Autor

Leandro Ortunes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Doutorando e mestre em Ciências Sociais (PUC-SP), pesquisador do MIRE (Grupo de pesquisa sobre Mídia e Religião da UMESP).  

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Publicado

2016-10-07

Como Citar

Ortunes, L. (2016). A sociedade do espetáculo e a ética do neopentecostalismo. Anais Dos Simpósios Da ABHR, (2). Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/1359

Edição

Seção

GT 12 - Marketing, espetáculo e ciberespaço: entre diversidades e (in)tolerâncias