A sociedade do espetáculo e a ética do neopentecostalismo
Resumo
Com a consolidação da economia de mercado e da ênfase no consumo, a sociedade sofreu diversas transformações em sua forma de se organizar e de se relacionar com os diversos atores que permeiam a vida humana. Dentre um destes aspectos, o autor francês Guy Debord destaca sobre a espetacularização da sociedade, em seu livro a Sociedade do Espetáculo. Diante deste fenômeno, este trabalho tem como objetivo reler a obra de Guy Debord aplicada aos fenômenos religiosos recentes, principalmente o neopentecostalismo, e demonstrar a relação entre espetáculo, marketing e religião, sendo estes motivadores de um novo modo de vida que enfatiza o a lógica do trabalho e do consumo. Um apelo que vai de encontro ao anseio de parte da sociedade brasileira desemparada da presença do Estado com suas políticas públicas.Downloads
Publicado
2016-10-07
Como Citar
Ortunes, L. (2016). A sociedade do espetáculo e a ética do neopentecostalismo. Anais Dos Simpósios Da ABHR, (2). Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/1359
Edição
Seção
GT 12 - Marketing, espetáculo e ciberespaço: entre diversidades e (in)tolerâncias