Os rituais religiosos Pankararu e a influência afro-brasileira

Autores

  • Valmir dos Santos Batalha Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Resumo

Este pretende analisar a tradição dos rituais do povo Pankararu e a influência cultural e religiosa africana, dentro de uma perspectiva etnográfica.  A etnia Pankararu guarda uma cultura própria cercada de mitos e magia: declaram-se católicos, porém, não abandonaram as práticas religiosas dos seus ancestrais, como por exemplo, o Menino do Rancho, a Corrida do Imbu, a Mesa de Cura, e o Toré. Com o passar dos anos, a cultura agregou valores e práticas religiosas de matriz africana, causando intolerância por parte da sociedade urbana  que os rotulam como “macumbeiros”. A fé Pankararu está centralizada na força Encantada  representada pelo Praiá. 

Biografia do Autor

Valmir dos Santos Batalha, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Doutorando em Ciências Sociais (Antropologia) pelo programa de Estudos Pós-graduados em Ciências Sociais PUC SP. Professor na Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo VI – Mogi das Cruzes. 

Downloads

Publicado

2016-10-07

Como Citar

Batalha, V. dos S. (2016). Os rituais religiosos Pankararu e a influência afro-brasileira. Anais Dos Simpósios Da ABHR, (2). Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/1345

Edição

Seção

GT 10 - Intolerância religiosa como forma de racismo