Santo Afonso de Ligório, Santa Tereza D’Ávila e São Francisco de Assis: interfaces religiosas

Autores

  • José Leandro Peters Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo

No trabalho desenvolvo uma reflexão sobre as relações entre a concepção de Santo Afonso de Ligório sobre a "imitação de Cristo" e a filosofia religiosa de Santa Teresa D'Ávila e de São Francisco de Assis. O objetivo é compreender como a espiritualidade de S. Tereza foi recebida por Ligório ao fundar uma religiosidade singular frente aos seus contemporâneos como Maria Celeste Crostarossa e Mons. Tomás Falcóia e como essa dialoga com os princípios firmados por S. Francisco no séc. XIII. Logo, pela pesquisa ,quero perceber a historicidade do discurso de S. Afonso e estabelecer conexões entre a religiosidade presente no período vivido pelo santo e as práticas missionárias Redentoristas.

Biografia do Autor

José Leandro Peters, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorando em História pelo PPG - História da Universidade Federal de Juiz de Fora. Bolsista Capes / CNPQ. Pesquisa orientada pela professora Drª Beatriz Helena Domingues.

Downloads

Publicado

2016-10-07

Como Citar

Peters, J. L. (2016). Santo Afonso de Ligório, Santa Tereza D’Ávila e São Francisco de Assis: interfaces religiosas. Anais Dos Simpósios Da ABHR, (2). Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/1341

Edição

Seção

GT 08 - História Cultural das Religiões