O Discurso Ultramontano de Dom Antônio Joaquim de Melo

Autores

  • Tatiana Costa Coelho Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo

O presente trabalho diz respeito ao terceiro capítulo da minha tese de doutorado que se encontra em andamento na Universidade Federal Fluminense e tem por objetivo analisar o discurso ultramontano de Dom Antônio Joaquim de Mello, o sétimo bispo que atuou durante os anos de 1851 a 1861 na diocese de São Paulo. De acordo com a tese de Augustin Wernet, esse religioso promoveu a reforma ultramontana na província paulista, tendo como suporte a filosofia dos padres do patrocínio. Portanto, esse personagem se tornou uma das figuras mais importantes dentro do “catolicismo tradicional”. Contudo, ao longo da pesquisa no Arquivo Arquidiocesano da Cúria de São Paulo, pude constatar alguns problemas no que diz respeito a essa questão defendida por Wernet e ao realizar uma comparação com religiosos como Dom Antônio Ferreira Viçoso, Dom Lino Deodato Rodrigues, percebemos as limitações na reforma religiosa de Dom Antônio Joaquim de Melo.

Biografia do Autor

Tatiana Costa Coelho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda em História pela Universidade Federal Fluminense, Mestre em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Professora da Faculdade Governador Ozanam Coelho.

Downloads

Publicado

2016-10-07

Como Citar

Coelho, T. C. (2016). O Discurso Ultramontano de Dom Antônio Joaquim de Melo. Anais Dos Simpósios Da ABHR, (2). Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/1340

Edição

Seção

GT 08 - História Cultural das Religiões