O ato religioso e a relação entre homem e Deus: A teoria do conhecimento religioso segundo o filosófo Max Scheler

Autores

  • Maiara Rúbia Miguel Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Resumo

Vivenciar as consequências da Primeira Guerra Mundial impactou e sensibilizou a vida do filosófo alemão Max Scheler, que consciente do clima intelectual, em especifico, com o que havia sido produzido no âmbito da fenomenologia da religião. Logo, ele empreendeu um sistema de conformidade entre religião e filosofia para elaboração de uma teoria do conhecimento religioso, que tornou viável compreender a manifestação do divino sob o mundo, tendo como base a obra “Do eterno no homem” publicada em 1921. Nesse sentido, esse trabalho se propõe em esmiuçar o desdobramento do principio epistemológico religioso que influencia a possibilidade de conexão entre Deus e o homem.

Biografia do Autor

Maiara Rúbia Miguel, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Graduada em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Mestranda em Ciências da Religião pela mesma instituição.

Downloads

Publicado

2016-10-07

Como Citar

Miguel, M. R. (2016). O ato religioso e a relação entre homem e Deus: A teoria do conhecimento religioso segundo o filosófo Max Scheler. Anais Dos Simpósios Da ABHR, (2). Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/1333

Edição

Seção

GT 06 - Filosofias e e cognições da fé