O sentido do ícone na ortodoxia e a Trindade de Andrei Rublev

Autores

  • Wilma Steagall De Tommaso Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Resumo

Este texto tem o objetivo de apresentar a mística do ícone, A Trindade do monge russo iconógrafo do século XIV, Andrei Rublev. Para compreensão dessa obra será preciso voltar à passagem do livro do Gênesis, (18 1-15), a Hospitalidade de Abraão; pela historia do ícone no cristianismo; pela conversão da Rússia  e pela vida e obra do eremita russo Sergio Radonej (1314-1392) que viveu na época em que a Rússia sofreu violentas devastações dos tártaros. O que importa do ponto de vista estético não são os meios usados pelo iconógrafo para atingir esse desvelamento do nouménal, mas o fato de que o monge artista nos tenha transmitido a revelação que lhe foi feita pela contemplação do mistério da Trindade por Sergio Radonej. Para ilustrar esses aspectos, além do ícone de Rublev, serão também apresentados outros ícones da Trindade.

 

Biografia do Autor

Wilma Steagall De Tommaso, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Mestre e Doutora em Ciências da Religião pela PUC-SP. Palestrante e pesquisadora de arte sacra e religião. Prof.ª convidada da PUC-COGEAE. Prof. do Museu de Arte Sacra de São Paulo. Participa do grupo de Pesquisa Nemes coordenado pelo Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé desde 2006.

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Publicado

2016-10-07

Como Citar

De Tommaso, W. S. (2016). O sentido do ícone na ortodoxia e a Trindade de Andrei Rublev. Anais Dos Simpósios Da ABHR, (2). Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/1331

Edição

Seção

GT 06 - Filosofias e e cognições da fé