Diversidade e identidade cultural: A relação das aulas de Educação Física e a religiosidade na escola.

Autores

  • Urania da Costa Marques Secretaria Estadual de Educação da Bahia

Resumo

O presente estudo tem sua origem nas inquietações surgidas durante o curso de graduação em educação física, na Universidade Católica do Salvador – UCSal, no ano de 1979 a 1983 principalmente, durante o estágio obrigatório, realizado no Centro Educacional de Periperi, situado no bairro de Periperí, no subúrbio de Salvador, no ano de 1982. Estágio no qual tivemos a oportunidade de trabalhar com alunos que demonstravam os mais diversos interesses em relação á cultura corporal, como a dança, Hip-hop, reggae, capoeira. Porém os diversos esportes oferecidos pela escola, tais como: basquetebol, futebol, handebol, ginástica rítmica, voleibol, atletismo, como oficina pedagógica, e que supostamente não tinha uma ligação direta com a identidade cultural dos alunos e não atendiam aos seus interesses em relação á cultura corporal de movimento. 

Biografia do Autor

Urania da Costa Marques, Secretaria Estadual de Educação da Bahia

Urania da Costa Marques; Especialista em Metodologia da Educação Física, esporte e lazer. (UNEB) Professora da Rede Pública de Ensino Estadual- SEC- BAHIA; Vinculada ao grupo de Pesquisa Formacce- UFBA

Downloads

Publicado

2016-10-07

Como Citar

Marques, U. da C. (2016). Diversidade e identidade cultural: A relação das aulas de Educação Física e a religiosidade na escola. Anais Dos Simpósios Da ABHR, (2). Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/1321

Edição

Seção

GT 02 - Diversidade Religiosa no cotidiano escolar: saberes, práticas e conflitos