Laicidade na escola pública: aqui e acolá

Autores

  • Gabriela Abuhab Valente Universidade de São Paulo

Resumo

O objetivo deste texto é fazer um contraste entre a laicidade francesa e a laicidade brasileira. Após a exegese das definições particulares desse conceito em cada país e suas consequências práticas para a escola pública, o texto apresenta a problematização da implantação da laicidade no Brasil, como um modelo “importado” da França. Conclui-se que a troca epistemológica entre os dois países, apesar de terem entendimentos diferentes sobre a laicidade, é benéfica tanto para o Brasil, que se aprofunda na definição conceitual, quanto para a França, que cada vez mais sente a necessidade de aprender a lidar com a pluralidade de culturas em seu território. 

Biografia do Autor

Gabriela Abuhab Valente, Universidade de São Paulo

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Doutoranda em Sociologia da Educação pela mesma instituição. É membro do Grupo de Práticas de Socialização Contemporâneas (GPS). Esse trabalho faz parte de pesquisa de doutorado intitulada “As religiões na escola e a prática docente: um estudo sobre referências curriculares, legais e culturais no Brasil”, sob orientação da Profa. Dra. Maria da Graça J. Setton.

Downloads

Publicado

2016-10-07

Como Citar

Valente, G. A. (2016). Laicidade na escola pública: aqui e acolá. Anais Dos Simpósios Da ABHR, (2). Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/1320

Edição

Seção

GT 02 - Diversidade Religiosa no cotidiano escolar: saberes, práticas e conflitos