Colégio Piracicabano: Práticas religiosas e representação cultural

Autores

  • Silvana Meirelle Cardoso Universidade Metodista de Piracicaba

Resumo

O eixo central deste trabalho consiste em investigar as práticas socioculturais e religiosas empreendidas pelo Colégio Piracicabano, veiculadas nas páginas da Gazeta de Piracicaba, no período de 1882 a 1898. Período este que se inaugura com a abertura da Gazeta e que circunscreve os anos em que a fundadora do Colégio Piracicabano, a missionária Martha H. Watts, esteve na direção deste estabelecimento de ensino. O objetivo principal é compreender como a circulação dessas práticas foram apropriadas pelo discurso republicano, de modo a perceber sua contribuir para a produção de representações que passaram a fazer parte do cotidiano de uma sociedade em transformação.

Palavras-chave: Colégio Piracicabano, Gazeta de Piracicaba, Educação

 

Biografia do Autor

Silvana Meirelle Cardoso, Universidade Metodista de Piracicaba

Graduanda em História pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP e participante do Grupo de Pesquisa Educação e Protestantismo – GPEP. Grupo de Pesquisa Educação e Protestantismo (GPEP), da Universidade Metodista de Piracicaba, coordenado pelo prof. Dr. Cesar Romero A. Vieira

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Publicado

2016-10-07

Como Citar

Cardoso, S. M. (2016). Colégio Piracicabano: Práticas religiosas e representação cultural. Anais Dos Simpósios Da ABHR, (2). Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/1318

Edição

Seção

GT 03 - Educação Confessional Protestante no Brasil