MULHERES QUILOMBOLAS CANTAM E DANÇAM SUA FÉ NO UNIVERSO SINCRÉTICO CONTEMPORÂNEO
Resumo
Este estudo tem por objetivo analisar o fazer musical das mulheres Quilombolas de Coronel Xavier Chaves que, reunidas numa associação denominada Cosnec (Consciência Negra de Coronel Xavier Chaves), se destacam com o canto e a dança do Bate-Paus, do Maculelê e as Danças Afros. A prática cultural e religiosa busca o perpetuamento da cultura do negro e, em especial, a valorização da mulher e são vivenciadas no contexto sincrético do catolicismo local.A oralidade seria o veículo por onde os fazeres artístico-religiosos ocorrerem e, para essas mulheres que se dizem católicas, tem sido a grande transmissora e garantidora das tradições que perpassam esse grupo. Pela pesquisa qualitativa e método etnográfico perguntamos como essas mulheres recriam seus significados através do canto advindo das tradições culturais e religiosas. Toda criação de teoria reflete a realidade e novas produções de sentido que podem ocorrer em dicotomias e reformulações entre a dinâmica e forma.