Compreensão de Ciência e Religião entre Alunos de uma IES Confessional

Autores

  • Haller Schunemann UNASP

Resumo

A relação entre a Ciência e Religião tem sido palco de muitas discussões. O estudo da relação entre Ciência e Religião é importante por permitir entender a dinâmica de duas fontes de conhecimento, mas que tem aceitação distintas na sociedade. Vários movimentos religiosos, como o protestantismo fundamentalista, se interessam pelo tema pois desejam conciliar ponto de vista religiosos tradicionais com a Ciência. A maior tensão entre Ciência e Religião entre o fundamentalismo protestante tem sido na temática da origem da vida, do homem e do universo. Este conflito é apontado como um sinal de que esses grupos desvalorizam a Ciência. O objetivo é investigar como alunos universitários de uma instituição religiosa nesse perfil pensam a respeito à Ciência e a Religião. Foi aplicado um questionário a respeito de conceitos de Ciência e Religião a 78 alunos universitários. Os resultados mostraram que uma parte dos discursos fundamentalismo são reproduzidos pelos alunos, quanto à capacidade da Ciência de explicar conceitos das origens, mas tem grande confiança e atribuem valores positivos á Ciência como fonte de informação para o cotidiano. A Religião também foi valorizada como fonte de conhecimento, mas apresentando em alguns aspectos grau de uma confiança parcial.

Downloads

Publicado

2015-08-16

Como Citar

Schunemann, H. (2015). Compreensão de Ciência e Religião entre Alunos de uma IES Confessional. Anais Dos Simpósios Da ABHR, 14. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/1050

Edição

Seção

2015 GT 41: Religião e ciência, tensão, diálogo e experimentações