APONTAMENTOS HISTORIOGRÁFICOS PARA UM ESTUDO COMPARADO ENTRE O CONCÍLIO VATICANO II E OS CONCÍLIOS TARDO-ANTIGOS
Resumo
Eliade (2002) defendeu a elaboração de teorias e métodos particulares à História das Religiões, por considera-la distinta da Ciência Histórica. O desenvolvimento de uma pesquisa que visa um estudo comparado entre o Concílio Vaticano II e os Concílios tardo-antigos, contudo, tem demonstrado a necessidade de incorporação de estudos históricos e historiográficos nem sempre destinados aos estudos da História das Religiões. Nesse sentido, sobressaem os estudos de Hobsbawn (1984) sobre a invenção, criação e institucionalização da tradição. O autor identificou, ainda, que a natureza da tradição é ritual e/ou simbólica e sua evocação visa promover continuidades entre o passado e o presente. Adaptações que visem a conservação de antigos costumes em condições novas ou o uso de antigos modelos para novos fins também compõem a invenção da tradição nos moldes propostos pelo autor. Assim, a reinterpretação da mensagem cristã para o mundo moderno almejada pelo Concílio Vaticano II, pode ser inserida num contexto de novos desafios para a Igreja Católica. Assim, também, Hartog e Revel (2001) em sua obra sobre os usos políticos do passado e, na mesma esteira o trabalho de Koselleck (2006) que indicam os usos do passado como forma de estabelecer compreensões do mundo contemporâneo. De fato, a recorrência ao passado sempre esteve presente na história da Igreja ao tentar explicar sua missão ao mundo. Quando se propõe observar realidades díspares em perspectiva de comparação é preciso observar como Veyne (1983) que uma ciência é a determinação de constantes que permitem reconhecer a diversidade dos fenômenos. Comparar similaridades e reincidências, se feito corretamente (observando as especificidades) não estabelece imensos cortes espaços-temporais anônimos, mas permite que se veja para além de ambientes que dialogam e influenciam-se mutuamente: permite trazer à tona a particularidade de cada um. E, ainda na mesma perspectiva, Detienne (2004, p. 47) indicando que o estudo comparado preocupa-se com “o conjunto de representações culturais entre as sociedades do passado, tanto as mais distantes quanto as mais próximas, e os grupos humanos vivos observados sobre o planeta, ontem ou hoje”. Assim, o que se propõe é uma reflexão historiográfica no âmbito de uma pesquisa do papel do passado nas afirmações de identidade do Concílio Vaticano II, já que se percebe a retomada de uma identidade e de uma tradição construídas e perpetuadas pelos textos dos Concílios Ecumênicos da Antiguidade Tardia.