A doutrina espirita e a psiquiatria : uma abordagem histórica da loucura e obsessão.

Autores

  • Lucas Gomes De Oliveira Souza Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba
  • Letícia Campos Universidade Federal de Campina Grande

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar, á luz dos discursos espíritas, alguns conceitos da psiquiatria, levando em consideração os pressupostos teóricos da medicina ocidental. Pretende-se assim explorar um tema pouco abordado pela historiografia, ou seja, entender como historicamente a doutrina Espírita se posicionou diante do tema adotando uma análise científica a qual é concebida através da comunicação com os espíritos desencarnados pela psicografia.  Outros aspectos também são analisados, como por exemplo, questões referentes à imortalidade da alma, materialismo, pensamento. O ‘positivismo’ nesse sentido comporta-se como uma contradição aquilo que é proposto pelo Espiritismo à medida que considera somente aquilo que pode ser ‘cientificamente comprovado’, rechaçando, de certa forma, o que as experiências mediúnicas demonstraram ao longo do tempo e que foram submetidas  ao experimentos do Físico Inglês William Crookes, especialmente a partir do Século XIX e início do Século XX. Sendo assim, a proposta é mostrar como ocorre a união entre ciência e religião, observando a inter-relação entre diversos campos científicos e epistemológicos. Dessa forma, tanto a Filosofia, quanto a História e a Psiquiatria proporcionam uma análise dos fenômenos Espíritas que sempre ocorreram, mas, que a Ciência só lhes conferiu importância na sociedade contemporânea, dando origem a diversos estudos principalmente no que se refere aos campos da ciência acima citados, esses, diversas vezes apóiam-se na sistematização da Doutrina Espírita elaborada pelo Professor Hippolyte Léon Denizard Rivail (conhecido sob o pseudônimo de Allan Kardec), no Brasil, há diversos autores que, cada vez mais analisam cientificamente o Espiritismo, incluindo trabalhos que vão desde publicação em periódicos à teses de doutorado. Palavras- Chave : História ; Psiquiatria ; Espiritismo ; Ciência. ¹ : Graduanda em História- Licenciatura pela Universidade Federal de Campina Grande.² : Graduando em História – Licenciatura pela Universidade Federal de Campina Grande.
1. IntroduçãoA doutrina Espírita, desde a gênese e sistematização por Allan Kardec no século XIX, procura analisar cientificamente diversos conceitos em variadas áreas do conhecimento. Tendo em vista toda a obra que advém da psicografia, deixada por diversos médiuns a exemplo de Chico Xavier e Divaldo Franco, pode-se tentar a formulação de um pensamento pautado tanto em pressupostos advindo da ciência ocidental como através da religião, no caso, do Espiritismo. Nesse contexto, adotando como referência a obra “A loucura sob novo Prisma” de Bezerra de Menezes, o presente trabalho visa expor uma crítica ao que a medicina do Ocidente chama de ‘loucura’, nesse sentido, procura-se entender que, na verdade, em muitos casos o que se entende por ‘loucura’ é obsessão devido a influências fluídicas advindas do plano espiritual e que portanto, influenciam no plano material. Marc Bloch, na obra “OS REIS TAUMATURGOS: o caráter sobrenatural do poder régio França e Inglaterra”, cap. 2, p. 68-75, nos mostra a influência do Poder curativo dos reis sobre a população principalmente da França e Inglaterra, não se sabe ao certo a dimensão real do rito do toque, porém, percebe-se que, atualmente, para algumas pessoas, a Doutrina Espírita, representa também, não através de rituais, como na Idade Média (recorte histórico estudado por Marc Bloch), porém, através de terapias espirituais, que incluem desde a psicografia até cirurgias espirituais, a verdadeira cura para males físicos e psíquicos.O autor, Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti é natural do Ceará. Inicialmente dedicou-se a medicina, obtendo, em 1852 o título de Doutorado pela Faculdade de Medicina no Rio de Janeiro. Posteriormente, deu início também a uma longa trajetória política, na qual conseguiu eleger-se deputado-geral em 1867, vereador em 1873 e em 1878 como deputado novamente, pelo Partido Liberal no Estado do Rio de Janeiro. A partir do momento em que recebeu a primeira tradução do “Livros dos Espíritos” de Allan Kardec, começou a se dedicar cada vez mais ao estudo da Doutrina Espírita e tornou-se presidente da Federação Espírita Brasileira em 1889. Bezerra de Menezes dedicou tanto a sua trajetória política, quanto a sua trajetória enquanto médico/espírita a favor daqueles que não tinham condições financeiras. Lutou, portanto, sempre pelo bem da população carente e em 1900 desencarnou.Faz-se, dessa forma, uma análise que perpassa diversas áreas do conhecimento, iniciando-se com estudos advindos da Filosofia, depois, História, Psiquiatria. O principal objetivo, portanto, é mostrar que os fenômenos espíritas por vezes influenciam diretamente os fenômenos psíquicos.

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Publicado

2015-08-16

Como Citar

Souza, L. G. D. O., & Campos, L. (2015). A doutrina espirita e a psiquiatria : uma abordagem histórica da loucura e obsessão. Anais Dos Simpósios Da ABHR, 14. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/1021

Edição

Seção

2015 GT 04: Gênese e disseminação do espiritismo kardecista e espiritualismos no Brasil