RELIGIÃO, INSTITUIÇÕES E CONFLITOS: REFLEXÕES PRELIMINARES SOBRE PRESBITERIANISMO E CATOLICISMO NA ZONA DA MATA MINEIRA.

Autores

  • Reinaldo Azevedo Schiavo IUPERJ

Resumo

O objetivo nesse artigo é contextualizar os conflitos entre presbiterianos e católicos em dois municípios da Zona da Mata mineira e discutir algumas questões teóricas e metodológicas sobre o estudo do protestantismo e do catolicismo. Alto Jequitibá e Manhumirim são pequenas cidades de Minas Gerais, localizadas ao lado oeste da Serra do Caparaó e distantes 7 km uma da outra. Em Alto Jequitibá foi fundada, em 1902, a Igreja Presbiteriana que capitaneou o projeto missionário de consolidação e expansão do presbiterianismo na Zona da Mata e Leste de Minas e grande parte do estado do Espírito Santo. Além da evangelização, os presbiterianos investiram na educação ginasial e colegial e desempenharam grande influência no campo político. A ‘reação católica’ frente à organização e crescimento dos protestantes tem como grande marco a criação, em 1929, da Congregação dos Missionários Sacramentinos, primeiro instituto católico fundado em terras brasileiras. Manhumirim foi a cidade sede dessa Congregação que, respaldada pela cúria diocesana, assumiu a coordenação de paróquias, investiu na formação leiga e sacerdotal, interferiu na política local e, por conseguinte, encampou forte oposição ao crescimento da Igreja Presbiteriana. Assim, sacramentinos e presbiterianos protagonizaram embates que ganharam dimensões maiores do que a disputa por fiéis e/ou lógicas explicativas da vida religiosa, modelando, em grande medida, o campo religioso nessas duas cidades e adjacências. O intuito, nesse texto, é apresentar alguns elementos contextuais e conjunturais que propiciaram a fundação da Igreja Presbiteriana, em Alto Jequitibá, e a criação da Congregação dos Missionários Sacramentinos, em Manhumirim, bem como sugerir alguns aportes teóricos e metodológicos para analisar esse conflito entre católicos e protestantes.

Biografia do Autor

Reinaldo Azevedo Schiavo, IUPERJ

Graduado em história pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), mestre em história pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), doutorando em sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IPERJ-UCAM). Professor do curso de Ciências Sociais da Universidade do Estado de Minas Gerasi (UEMG) unidade de Barbacena.

Downloads

Publicado

2015-08-16

Como Citar

Schiavo, R. A. (2015). RELIGIÃO, INSTITUIÇÕES E CONFLITOS: REFLEXÕES PRELIMINARES SOBRE PRESBITERIANISMO E CATOLICISMO NA ZONA DA MATA MINEIRA. Anais Dos Simpósios Da ABHR, 14. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/1018

Edição

Seção

2015 GT 08: Historiografia contemporânea e história das religiões: fronteiras