ARTE E RELIGIÃO A PARTIR DO ATOR-MÍSTICO

Autores

  • Amanda Barros Melo Universidade do Estado do Pará
  • Maria Roseli Sousa Santos Universidade do Estado do Pará

Resumo

A pesquisa transita entre os polos da arte (teatro) e da religião e evidencia-se no espaço de cultura e identidade de um corpo-discurso. A problemática centra-se na compreensão do discurso simbólico do ator-místico presente na performance Ritos cuja base esta no teatro da crueldade do teatrólogo francês Antonin Artaud; as experiências em cena e a natureza religiosa de seus atos/ritos. Objetiva-se compreender o corpo-discurso na performance ao alcance de seus elementos cênicos e ritualísticos; analisar os elementos e caracterizar a natureza religiosa do ator-místico na cena - composto imagético narrativo. A metodologia adotada se fundamenta na análise do discurso e do conteúdo imagético no âmbito da estética contemporânea e estruturada em duas etapas distintas: uma relacionada a performance propriamente dita (unidade no corpo-discurso estabelecida entre o sagrado e ator-místico que habita a estrutura narrativa do espetáculo) e outra, voltada para a analise de conteúdo, de natureza formativa e estética dos elementos cênicos no interior da performance. Os resultados esperados consistem na elucidação dos princípios que regem arte e religião no contexto da cultura simbólica, performática e discursiva do ator-místico dando destaque para a identidade local.

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Publicado

2015-08-16

Como Citar

Melo, A. B., & Sousa Santos, M. R. (2015). ARTE E RELIGIÃO A PARTIR DO ATOR-MÍSTICO. Anais Dos Simpósios Da ABHR, 14. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/1014