REZA E MUSICALIDADE: EXPERIÊNCIAS DE TERÇOS CANTADOS NOS MUNICÍPIOS DE ANÁPOLIS E PIRENÓPOLIS/GOIÁS

Autores

  • Maria Idelma Vieira DAbadia UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS

Resumo

No estado de Goiás encontra-se uma ampla diversidade cultural, devido aos seus diferentes fluxos migratórios e suas raízes sertanejas. Dentre as manifestações destacamos o terço cantado. Esse funciona como uma prática de enraizamento da identidade sociocultural do homem goiano. Cantar o terço é praticar uma ligação religiosa intensa com o divino, é sempre uma festa, onde a liturgia dos homens e mulheres cumpre o louvor incondicional há um determinado santo. Este artigo desenvolve reflexões sobre o terço cantado em dois municípios goianos: Pirenópolis e Anápolis. Em Anápolis o terço é realizado, antes das festas de padroeiros, com maior frequência acontece nas paróquias de Nossa Senhora Aparecida, São José, São Pedro e São Paulo. Já em Pirenópolis foram estudados os terços cantados pelos cavaleiros das tradicionais Cavalhadas em louvor ao Divino Espírito Santo, os terços rezados nos presépios domésticos distribuídos pela cidade e o terço cantado em homenagem ao Menino Deus cujo ritual ocorre no dia 1 de janeiro. Durante essas manifestações de fé ocorrem o encontro de pessoas da vizinhança e da comunidade religiosa. Após a manifestação é comum a realização de quermesses com brincadeiras como o pau de balinha, fogueira, catira, músicas, farta distribuição de comidas, dentre outros entretenimentos.

 

Palavras-chave: Terço cantado; Pirenópolis; Anápolis.

Downloads

Publicado

2015-08-16

Como Citar

DAbadia, M. I. V. (2015). REZA E MUSICALIDADE: EXPERIÊNCIAS DE TERÇOS CANTADOS NOS MUNICÍPIOS DE ANÁPOLIS E PIRENÓPOLIS/GOIÁS. Anais Dos Simpósios Da ABHR, 14. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/1013