ESPIRITISMO, CARIDADE E ASSISTÊNCIA SOCIAL: O ABRIGO INSTRUÇÃO E TRABALHO EM SANTA MARIA/RS (1931-1973).

Autores

  • Felipe Girardi Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

O presente trabalho analisa o estabelecimento e a atuação do Abrigo Espírita Instrução e Trabalho, ligado à Sociedade Espírita Feminina Estudo e Caridade (SEFEC) fundado na década de 1930, na cidade de Santa Maria/RS. A referida instituição estava inserida em um panorama marcado por discussões ideológicas e a criação de instrumentos legais e burocráticos no que concerne ao papel da criança e do adolescente na sociedade brasileira. Este “menor” seria visto, ao mesmo tempo, como a esperança da nação, e, potencialmente, como uma ameaça para a manutenção da ordem vigente. Isso resulta na construção de um modelo que equiparava a criança abandonada à criança infratora. Uma das opções encontradas para esta questão foi a internação dos menores em situação de vulnerabilidade social em abrigos e reformatórios, contexto no qual se insere o Abrigo Instrução e Trabalho.

O abrigo atendeu centenas de internos(as), fornecendo-lhes moradia, alimentação, ensino escolar e possibilitava o aprendizado de distintos afazeres domésticos ou um ofício, visando proporcionar meios para que, ao sair do Lar, os jovens tivessem condições de garantirem sua sobrevivência. A partir da documentação produzida pela SEFEC e da bibliografia, buscou-se compreender os fatores ligados à entrada e saída das crianças e adolescentes do abrigo, e como era o seu cotidiano, destacando aspectos como educação e trabalho, atenção à saúde e relação com o espiritismo. Nesse sentido, a pesquisa visou evidenciar a ótica espírita sobre essas questões, considerando a importância da prática da caridade, relacionada com o contexto social e político da época, especialmente no que diz respeito às visões sobre a infância tomadas pelos distintos setores da sociedade, destacando-se as políticas e concepções adotadas pelo Estado no que tange ao amparo a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. As instituições assistenciais de natureza religiosa, incluindo as espíritas, desempenharam importante papel nesse contexto.

Biografia do Autor

Felipe Girardi, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Maria. Estudante de especialização em Ensino de Sociologia para o Ensino Médio.

Downloads

Publicado

2015-08-16

Como Citar

Girardi, F. (2015). ESPIRITISMO, CARIDADE E ASSISTÊNCIA SOCIAL: O ABRIGO INSTRUÇÃO E TRABALHO EM SANTA MARIA/RS (1931-1973). Anais Dos Simpósios Da ABHR, 14. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/1008

Edição

Seção

2015 GT 04: Gênese e disseminação do espiritismo kardecista e espiritualismos no Brasil