PERSPECTIVAS SOBRE O ENSINO RELIGIOSO E A ESCOLA LAICA
Resumo
O ensino religioso, como área de conhecimento, legalmente instituído nas escolas pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB 9394/96), constitui componente curricular do ensino fundamental, no entanto, tal disciplina ainda enfrenta entraves. A presente comunicação pretende sinalizar caminhos e trazer reflexões acerca da metodologia e função do Ensino Religioso, norteado pela diversidade cultural e a pluralidade religiosa, objetivando a finalidade do ensino religioso como formação plena do cidadão, garantida a autonomia do indivíduo, observado o caráter laico das escolas. Tais reflexões serão pautadas na idéia do conhecimento religioso como patrimônio da humanidade, questão que deve ser esclarecida pelos diálogos em sala de aula.
O Ensino Religioso, ministrado através de conteúdos próprios e metodologia apropriada, propicia ao educando uma noção introdutória acerca do fenômeno religioso, das experiências religiosas e das expressões de religiosidade, pressupondo a religião como sentido para a vida, contribuindo para o autoconhecimento e para o respeito ao outro.
O respeito a alteridade constitui importante trabalho a ser induzido nos alunos, considerando a diversidade cultural e religiosa existentes no Brasil. O respeito ao outro, através do exercício da tolerância deve ser cultivado nas escolas.
É inegável a presença do fenômeno religioso, intimamente ligado ao ser humano, inseparável da vida humana. O ensino religioso visa o desenvolvimento pleno do ser humano, cabendo a escola ofertar subsídios para a leitura da realidade, orientando os alunos sobre o mundo e sobre si mesmo.
O professor de ensino religioso, será um mediador, tendo a função de conduzir o aluno na perspectiva de visão pluralista, aberta ao diálogo, vedada qualquer forma de proselitismo.
A pluralidade religiosa não pode ser entendida apenas como conteúdo transmitido e adquirido, mas como aprendizado vivenciado. Por isso, a formação adequada do professor de ensino de Ensino Religioso, torna-se imprescindível, pois este deve ter a sensibilidade e a capacidade de não apenas transmitir conteúdo sobre o transcendente, ou iniciar o educando nas tradições, mas formar cidadão.
A especificidade histórica e social revelam que sociedade brasileira é extremamente religiosa, diante de tanta religiosidade, torna-se importante a tematização do ensino religioso nas escolas públicas, respeitando ainda aqueles que se denominam sem religião.
O trabalho a ser desenvolvido tem o intuito de refletir sobre a formação do professor de ensino religioso habilitado a partir da formação acadêmica em Ciência da Religião, buscando pensar em que medida esta proposta se adéqua a realidade do ensino religioso nas escolas públicas, estando em consonância com a legislação em âmbito federal que rege o E R nas escolas públicas.
Ponderando a importância da religião na sociedade brasileira e atrelando ainda, religião e cultura, é de extrema importância a reflexão adequada da religião na escola pública- laica.
Palavras-chave: Formação docente, ensino religioso, Ciência da Religião