Artigos sobre o campo religioso brasileiro e a religiosidade na escola pública

Autores

  • Gabriela Abuhab Valente FEUSP
  • Maria da Graça Jacintho Setton Faculdade de Educação USP

Resumo

Este texto cumpre dois objetivos, o primeiro é registrar uma análise de artigos que estabelecem a interface religião e educação em periódicos das áreas da Antropologia, Educação, História e Sociologia a fim de apreender os interesses temáticos e teóricos mais pesquisados. Pretende-se também refletir sobre os ganhos que a pesquisa com periódicos pode trazer para outras pesquisas que versam sobre conjunturas em que as duas instituições, religião e escola, estejam presentes, como trouxe para a pesquisa em âmbito de mestrado “A presença da religiosidade na escola pública”. O artigo será dividido em três partes. Na primeira, far-se-á a exegese da pesquisa com os periódicos, na segunda, a pesquisa de mestrado será apresentada e, por fim, serão expostos os principais proveitos que a junção das duas pesquisas pôde resultar.

Biografia do Autor

Gabriela Abuhab Valente, FEUSP

Mestre em Sociologia da educação pela Faculdade de Educação da USP

Maria da Graça Jacintho Setton, Faculdade de Educação USP

Livre docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Atua na área de Sociologia da Educação

Downloads

Publicado

2015-08-16

Como Citar

Valente, G. A., & Setton, M. da G. J. (2015). Artigos sobre o campo religioso brasileiro e a religiosidade na escola pública. Anais Dos Simpósios Da ABHR, 14. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/1002

Edição

Seção

2015 GT 05: O lugar e a função do ensino religioso na escola contemporânea. Questões epistemológicas.